Edouard Fraipont
Censo 2022
estrutura metálica, impressão sobre tecido
Dimensões variáveis
foto Edouard Fraipont
  • Exposições
  • Vai na fé, Museu de Arte Sacra de São Paulo, São Paulo, Brasil, 2022 - 2023

Das imagens recorrentes da Natividade de Cristo na história, o trajeto da viagem de Maria e José de Nazaré à Belém é uma das menos representadas na cultura ocidental. Um dos possíveis motivos é a natureza obscura dessa viagem: um suposto grande Censo impulsionado por uma profecia, evasão de taxa fiscal sobre a natalidade, fuga por alguma forma de perseguição. Outros dizem até que nunca aconteceu. A tragédia é um traço comum dessas hipóteses. O texto bíblico vai delineando uma situação clara onde, independente do motivo, circunstâncias políticas pertencentes à cultura ou estruturas de poder obrigam essa movimentação repentina e inoportuna como uma espécie de punição — um motivo para essa peregrinação inaugural; celebrada na atualidade no presépio como uma história de superação a uma adversidade fabricada, alegoria clássica do capital. Essa opacidade no sentido científico-histórico é justamente sua riqueza: nas passagens recontadas, mas relativamente pouco representadas, o registro do sofrimento passado pela família em traslado vai se revelando parte de uma tristeza estrutural comum, que perdura a passagem do tempo e é transversal aos modos de produção que se deram desde então. O abuso do poder, a burocracia, etc. Atenho-me aqui à sobrevivência dessa viagem perene, transpondo em paisagens viáveis por meio das tecnologias recentes a multiplicidade dos caminhos possíveis em que podemos imaginar essas personagens, e a possibilidade de recontar ou reviver o trauma apresentado nessa saga. Vazias, as não-vias dos vãos entre as cidades atuais revelam um espelho pelo qual podemos refletir sobre nossa celebração, um caminho que, pelas vias já cimentadas pelo tempo, dura em torno de 2 horas e meia em um veículo comum.

Imagem
Construímos um fantasma e ele chorou em prosa, 2023
Sem título (Já passei por aqui antes), 2022
Sem título (Já passei por aqui antes), 2022
Sem título (Já passei por aqui antes), 2022
Sem título (Presença), 2022
Sem título (Cegueira), 2021
Sem título (O mundo desnatural), 2021
Sem título (O mundo desnatural), 2021
Sem título (O mundo desnatural), 2021
MV225 (Vazio), 2020
MV472 (Vazio), 2020
MV533 (Vazio), 2020
MV538 (Vazio), 2020
Mar Nublado, 2020
F002 (Rede Adversária), 2020
F022 (Rede Adversária), 2020
F023 (Rede Adversária), 2020
G009 (Rede Adversária), 2020
G010 (Rede Adversária), 2020
G015 (Rede Adversária), 2020
G017 (Rede Adversária), 2020
G021 (Rede Adversária), 2020
F010 (Rede Adversária), 2020
Sem título (Cegueira), 2020
Sem título (Cegueira), 2020
Sem título (Cegueira), 2020
Sem título (Cegueira), 2020
Rede Adversária, 2020 — 2021
Sem título
(Interface), 2019
Sem título (Campo), 2019
MV659 (Circunvalação), 2018
Sem título (Eixo SP-SJC), 2018
Sem título (Eixo SP-SJC), 2018
Sem título (Campo), 2015
MV90 (Movimento), 2012
MV47 (Movimento), 2012